sábado, 19 de maio de 2012

DENGUE: Mortes caem 84%

LOC/REPÓRTER: O número de mortes por causa da dengue caiu 84 por cento nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período de 2010. O número de casos graves da doença também caiu em relação a 2010: a queda foi de 91 por cento. Já os casos que não são graves caíram 58 por cento em relação a 2010. Os números foram apresentados nesta quinta-feira pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.Ele apontou a parceria do Ministério com os estados e municípios como fator fundamental para a redução dos casos de dengue.
TEC/SONORA: ministro da Saúde, Alexandre Padilha
"Nós decidimos colocar 20% a mais de recurso para as ações de combate a dengue nos municípios desde que fossem cumpridas um conjunto de ações de vigilância e de integração das ações da vigilância e atenção à saúde. Acreditamos que isso contribuiu para uma estratégia fundamental nossa que foi de se antecipar ao período de maior transmissão epidêmica"
LOC/REPÓRTER: O repasse de verba garantiu ainda o abastecimento regular aos estados e municípios de kits de diagnóstico, medicamentos e inseticidas. Pelos dados do Ministério da Saúde, os municípios com maior número de casos de dengue para cada 100 mil habitantes foram Palmas, no Tocantins, Itabuna na Bahia e Rio de Janeiro. O secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressaltou a importância da capacitação dos profissionais de saúde para a diminuição do caso de mortes pela dengue.
TEC/SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
"Isso demonstra que nós estamos no caminho correto. Antigamente, a gente pensava na dengue só no mosquito, mas nós tivemos um número de óbitos crescente no Brasil que ocorreu no mundo inteiro porque quando a pessoa vai tendo dengue pela segunda vez, pela terceira vez ou pela quarta vez, aumenta as chances de que ela tenha uma forma grave da dengue ou mesmo que vá a óbito, se não for tratada adequadamente. Então desde o ano passado nós estamos trabalhando muito forte em treinar médico, em preparar os serviços de saúde para tratar de maneira adequada evitando mortes que estavam ocorrendo no passado."
LOC/REPÓRTER: O balanço geral com os números da dengue no primeiro semestre de 2012 será apresentado no final de junho.
Reportagem, Amanda Mendes

FONTE : MINISTÉRIO DA SAÚDE ( ENTREVISTA AO VIVO )

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial