sexta-feira, 1 de março de 2013

A DENGUE E SUAS CASAS

Largo Dois de Julho é alvo de ação contra a dengue

Agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde realizaram, nesta quarta-feira (27), ações de prevenção contra a dengue em imóveis residenciais e comerciais do Largo Dois de Julho. O principal objetivo do trabalho, que integra a rotina do Programa Municipal de Controle da Dengue, foi à aplicação de um larvicida para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
 
Segundo a coordenadora do programa, Isabel Guimarães, ações semelhantes vêm sendo realizadas nos 12 distritos sanitários do município desde janeiro, quando teve início o primeiro dos cinco ciclos anuais de aplicação do larvicida. Ao longo de todo o processo, os agentes visitam cerca de 1,3 milhão de imóveis da capital baiana.
 
No último Levantamento de Índice Rápido por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, Salvador registrou um percentual de 2,5. O resultado foi positivo em relação ao mesmo período de 2012 (4,2%), mas ainda fora do considerado ideal pelo Ministério da Saúde que é de 0,9%.
 
Neste último levantamento, a região do Largo Dois de Julho registrou o índice considerado de baixo risco de 1%. A meta dos agentes é que  esse número recue ainda mais, ficando dentro do padrão ideal. Para isso, contam com a participação da população.
 
Orientação
 
A cabeleireira Renalda Belém, que possui um salão de beleza em um dos prédios do Largo Dois de Julho, já está acostumada com a visita dos agentes e procura fazer sua parte para evitar o surgimento da doença. "Eles vêm quase todos os meses aqui ver se está tudo certo. "Acho que todos devem colaborar, já que a dengue é prejudicial para todo mundo", afirma Renalda.
 
Seu vizinho de sala, o barbeiro Elias Teixeira de Jesus, diz que também sabe deixar os ambientes de trabalho e de casa longe do mosquito da dengue. "Eu tenho cuidado de estar sempre limpando a pia para não acumular água. É muito melhor trabalhar com saúde", diz.
 
Em cada visita, além de aplicar o larvicida Diflubenzuron para matar os insetos, os agentes orientam os proprietários ou locatários dos imóveis sobre os principais procedimentos para evitar a infestação da dengue, como não deixar água acumular em vasos de plantas e tampar possíveis criatórios dos mosquitos.
 
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, o primeiro ciclo de trabalho dos agentes será finalizado no dia 15 de março. Em seguida, a equipe estará envolvida na realização de mais um LIRAa, que vai acontecer de 11 a 22 de março. Com finalização do levantamento, os agentes iniciam o 2º ciclo do ano.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial