sábado, 29 de dezembro de 2012

CHOQUE DE ORDEM

Prefeitura: saúde, limpeza e ordem no trânsito terão prioridade no início de gestão


Fechar o cerco contra estacionamentos em local proibido, colocar postos de saúde para funcionar e retirar o excesso de lixo e entulho das ruas são as medidas emergenciais que  o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), definiu ontem para os primeiros dias de seu governo. A série de ações, baseada no chamado choque do ordem, foi traçada em conjunto com os futuros secretários durante uma reunião que começou às 8h30 e terminou às 19h em um hotel do Rio Vermelho. 



“Todas as áreas trabalharão com uma política de metas a serem cumpridas. Quem for bem, se dedicar e tiver resultado será recompensado; quem não for bem não continua na prefeitura”, afirmou Neto, logo após os secretários assinarem um termo se compromentendo a cumprir os princípios estabelecidos pela nova gestão.

“Nesse encontro, cada secretaria já definiu um plano de ações emergenciais, que vai começar a ser desenvolvido logo no início da administração”, disse Neto. Entre as ações, cujo prazo de cumprimento varia de três meses a um ano, o prefeito eleito ressaltou as intervenções no trânsito, na limpeza da cidade e na área da saúde.

Ontem,  Neto e o primeiro escalão de seu governo começaram a elaborar metas de longo prazo, que devem ser alcançadas nos próximos quatro anos. “Para o planejamento estratégico, vamos dar mais tempo para cada secretaria (elaborar as metas)”, disse. Segundo ele, a cada três meses a prefeitura vai avaliar o cumprimento das metas.

Porém, enquanto o planejamento estratégico estiver em processo de montagem, os secretários ficarão incumbidos de tocar as medidas emergenciais. É caso do futuro comandante da pasta de Urbanismo e Transporte, que adiantou suas ações para os primeiros 90 dias: “Lugares públicos onde houver permissão, os estacionamentos serão rotativos e fiscalizados. Mas, em locais proibidos, como passeios, vamos usar o velho guincho”, disse.

Segundo Aleluia, até o início de abril, o estacionamento será vetado em avenidas como a Sete de Setembro, Paralela e Miguel Calmon (Comércio). “Rua não é lugar para estacionar carro”, afirmou.

Postos
Outra área que o prefeito eleito elencou como prioridade para o começo do mandato será a da saúde. De acordo com o futuro secretário, José Antonio Rodrigues Alves, três ações serão tocadas logo após a posse: preparar as equipes para atuar no Carnaval, ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e, sobretudo, colocar os postos de saúde para atender em capacidade máxima. Segundo Alves, as unidades operam hoje com apenas 50% do potencial, por falta de estrutura e de profissionais.

A futura secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, também já tem definido seu desafio para o início de gestão. “A missão da secretaria é ordenar e fiscalizar os serviços públicos. Vamos começar com o recolhimento de lixo e entulho. Hoje, há cerca de 60 mil toneladas de entulho espalhadas na cidade”, informou.

O ordenamento de ambulantes é outra meta de curto prazo da pasta. “Vamos conversar com as associações dos ambulantes para definir o ordenamento. Nosso objetivo também é capacitá-los em conjunto com a Secretaria da Reparação e o Sebrae”, explicou Rosemma. Ela ainda citou a melhoria da iluminação como outra prioridade.

Compromisso
O encontro a portas fechadas só foi interrompido para Neto, a vice-prefeita eleita Célia Sacramento (PV) e os secretários assinarem um termo de compromisso elaborado pela equipe do futuro prefeito. O documento traz seis princípios que devem ser seguidos pelos integrantes da prefeitura, entre os quais: “colocar o interesse do cidadão acima de tudo” e “agir com transparência”. Apenas o futuro secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, não foi à reunião, por conta de compromissos na prefeitura de São Paulo.

Pacote
O prefeito eleito antecipou ainda que a nova gestão terá como suporte uma série de decretos,  previstos para serem publicados em 2 de janeiro. “Serão mais de 30 decretos determinando um novo padrão de administração para Salvador. Eles atuam em quatro áreas: ética pública, finanças e orçamento, gestão e plano de governo”. Entre os decretos, estarão a implantação da ficha limpa no governo municipal, o corte de cargos comissionados e o endurecimento em relação às dívidas deixadas pelos governos anteriores. “Os pagamentos dos exercícios anteriores estarão suspensos e uma regra de pagamentos será estabelecida”, adiantou Neto.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial