terça-feira, 27 de novembro de 2012

SALVADOR NA LUTA CONTRA A AIDS

Semana Municipal de Mobilização para diagnóstico das DST/Aids

Salvador inicia, nesta segunda-feira (26), mais uma Semana de Mobilização para o diagnóstico de Aids, sífilis e hepatite em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Aids, comemorado dia 1º de dezembro. Este ano, a campanha nacional tem como tema "Não fique na dúvida, fique sabendo" como destaque para a importância de se realizar o teste de detecção destas doenças.
 
Para que mais pessoas tenham acesso às atividades de prevenção e educação em saúde, está sendo utilizada a estratégia do Projeto Fique Sabendo, do Ministério da Saúde que, na capital baiana tem destaque nas festas populares, como o carnaval. Nesta quarta-feira (27), durante todo o dia, profissionais de saúde estarão na Estação Ferroviária, na Calçada, prestando informações sobre DST/Aids e disponibilizando o teste rápido para detecção do HIV. A mesma ação acontecerá na próxima quinta-feira (29), na Feira de São Joaquim, em Água de Meninos.
 
A Coordenação Municipal de DST/AIDS promove ainda ações estratégicas nas unidades de saúde, através da parceira com o Laboratório Central de Salvador e os Distritos Sanitários. Hoje, as atividades foram realizadas na Unidade de Saúde da Família Sérgio Arouca, em Paripe.
 
Os centros especializados também prepararam uma programação especial. O Centro de Testagem Marymar Novaes - CTA, no Dendezeiros; e o Serviço Municipal de Assistência Especializada  - SEMAE, na Liberdade, realizam até sexta-feira  (30) ações de educação e saúde, distribuição de material informativo, testagem rápida do HIV, sífilis e hepatites B e C para toda a população e pacientes assistidos pelas unidades. O diagnóstico precoce é importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.
 
Aqueles que tiverem o diagnóstico confirmado receberão orientações dos profissionais de saúde sobre a doença e serão agendados para atendimento especializado e acompanhamento multidisciplinar nas unidades de referência no Município. Desde 1984, a capital baiana já registrou quase sete mil casos de aids.
 
Campanha - Além das atividades educativas, Salvador também será palco do lançamento oficial da Mobilização Nacional em prol ao diagnóstico precoce de HIV, sífilis e das hepatites B e C, e marcará as comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids.  O evento será realizado neste sábado (1°), na Unidade de Saúde da Família Candeal Pequeno, em Brotas, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial