sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SALVADOR PIONEIRA

Salvador será palco da abertura da Campanha de Multivacinação
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Salvador neste sábado (18), para lançar a Campanha Nacional de Multivacinação. O evento será realizado às 8h30, no 9º Centro de Saúde Professor Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina.. Na ocasião, também com a presença dos secretários Jorge Solla e Tatiana Paraíso, as crianças contarão com uma programação especial na Rua Reinaldo de Matos, onde está localizada a unidade de saúde.
 
O objetivo principal da campanha é estimular pais e responsáveis para que levem as crianças menores de 5 anos aos postos de saúde e atualizem as cadernetas de vacinação. A intensificação acontece de 18 a 24 de agosto em todos os postos de saúde do município, das 8 às 17 h (com exceção do domingo).
 
O Ministério da Saúde determinou a inclusão de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação das crianças. A antiga Tetravalente será substituída pela Pentavalente, que reúne em um único medicamento a proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo B (bactéria que pode causar meningite bacteriana) e hepatite B.
 
Já a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) é mais um imunobiológico que está sendo introduzido, visando a transição para a erradicação mundial da paralisia infantil. Injetável, a VIP será utilizada num esquema seqüencial junto com a Vacina Oral da Poliomielite (VOP), as conhecidas gotinhas. Este novo modelo diminui o número de injeções aplicadas em um mesmo momento, facilitando a administração da vacina, além de reduzir a dor, o medo da criança e a quantidade de idas às unidades de saúde.
 
Outra ação importante será a oferta da vitamina A para crianças a partir de 6 meses e até menores de 5 anos. O uso da Vitamina A na suplementação da saúde das crianças ajuda na prevenção da deficiência desta vitamina (Hipovitaminose A), redução do risco de morbidades e mortalidade infantil, refletindo, com isso, no pleno desenvolvimento das crianças.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial