quarta-feira, 18 de julho de 2012

AÇÕES CONTRA A DENGUE

Saúde promove mostra de ações educativas sobre dengue 


A Praça Municipal Tomé de Souza será palco, nesta sexta-feira (20), da I Mostra de Ações Educativas sobre Dengue. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação, que será realizada das 8h30 às 16h, faz parte de uma das estratégias do Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Dengue, que prevê o envolvimento da sociedade em atividades de mobilização social na atenção e prevenção da doença.
 
Durante todo o dia será realizada uma série de atividades educativas e lúdicas com o intuito de conscientizar os participantes para as medidas de prevenção, tratamento, sintomas e cuidados para evitar a proliferação da dengue na cidade. Profissionais de saúde de todos os Distritos Sanitários irão participar através de palestras, peças teatrais, apresentações de música e poesias, brincadeiras de jogos de tabuleiro e eletrônicos, além de distribuição de material informativo.
 
Diversos parceiros também vão expor os resultados exitosos de ações desenvolvidas sobre o tema, como a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), que vai apresentar os trabalhos realizados nas escolas; a Limpurb, com a exposição de material reciclado recolhido nos mutirões de limpeza, e a Superintendência Municipal do Meio Ambiente (SMA), que desenvolverá práticas de educação ambiental com distribuição de cartilha ecológica, demonstração de coleta seletiva de lixo e atividades interativas.
 
Já o Núcleo de Gestão da Informação, setor de desenvolvimento tecnológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentará as duas ferramentas criadas especificamente para o trabalho com dengue: o site oficial do vetor (saude.salvador.ba.gov.br/dengue), voltado para vigilância, controle e prevenção da doença no município; e o Sistema Integrado de Zoonoses (SIZ), que funcionará através de um dispositivo móvel, adaptando o processo de coleta de dados manual para o digital, resultando em mais rapidez na captação das informações relativas à situação da dengue em Salvador.
 
O evento conta ainda com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses, Construtora OAS, Crea/Ba, Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Divep/Sesab), Coordenadoria em Saúde Ambiental, Defesa Civil de Salvador (Codesal), Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp).
 
Ações - A melhor medida de prevenção é impedir a reprodução do mosquito, que procura água acumulada para se desenvolver. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2012, os locais preferenciais para depósito de larvas são os tanques, tonéis, vasos e pratos de plantas. Este dado reforça o comprometimento da população como fator determinante para reduzir a proliferação do mosquito nas residências. Por isso, o combate à dengue deve se tornar rotina com o monitoramento dos recipientes e interação entre os vizinhos.
 
Além disso, a população deve receber bem os agentes de combate às endemias, contribuir com os mutirões de limpeza e higienizar caixas d?água, tanques e tonéis, solicitando sempre que necessário, capas de proteção.
 
O Disque Saúde 160 também é uma ferramenta que deve ser utilizada para denúncias de focos do mosquito e pedido de visitas dos profissionais de saúde.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial