quinta-feira, 4 de julho de 2013

ACABOU MAS FICOU NA MESMA

Fim da greve: Agentes de Saúde e Endemias de Salvador aprovam reajuste de 9,09% em cima do salário base

A população baiana enfrentou 23 dias de greve de duas categorias essenciais para a sociedade, os Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Salvador cruzaram os braços e ocuparam as ruas da capital. Mas o impasse nas negociações teve fim, os trabalhadores decidiram aceitar a proposta da Prefeitura Municipal de Salvador. O reajuste corresponde a 9,09% em cima do salário base, com 2% retroativo a maio e 7,09% em novembro, sem incorporação de 20% da gratificação SMS.

“Não era o que os agentes de saúde almejavam, mas em virtude da intransigência da prefeitura em alegar problemas financeiros do município, o discurso de que só poderia ser dado este reajuste para manter o equilíbrio das contas, já que o município herdou dividas passadas, e tudo aquilo que nós já sabemos, mas não temos nada haver com isso!”, desabafou o coordenador de comunicação do Sindacs-BA, Lázaro Figueireido.
Para alcançar este desfecho a categoria enfrentou mais uma assembleia tensa, realizada na amanhã desta quarta-feira (3), no Campo Grande. Apesar dos conflitos e das condições climáticas, uma forte chuva que caía no momento, o impasse teve fim e os trabalhadores acataram a proposta mais favorável para ambas às categorias.
“A categoria rejeitou a proposta referente à incorporação de 20% da gratificação SMS no salário base e mais 6,59% escalonado, sendo 2% retroativo a maio, e 4,59% + 20% da gratificação SMS em novembro deste ano”, explica o coordenador do Sindacs, Sérgio Papa.
Ainda de acordo com o Figueiredo, as duas propostas foram discutidas entre os trabalhadores, os diretores do Sindacs expuseram materiais que explicavam as condições, tal fato foi muito importante para a compreensão e decisão dos trabalhadores.

Gratificação SMS de 40% está mantida
“Mesmo assim conseguimos manter a gratificação SMS de 40%, ainda há uma diferença de 2.5% a mais, em relação aos outros servidores do município, que tiveram 6,59%, enquanto os ACS e ACE tiveram 9,09%”, argumentou o coordenador do Sindacs, Aldenilson Rangel.
Em maio de 2014 os ACS e ACE também terão direito ao enquadramento de níveis, valor correspondente a mais 5.5% no salário base, além do reajuste da próxima Campanha Salarial.
A diretoria do Sindacs parabeniza a todos os trabalhadores da capital baiana que participaram dessa luta e não ficaram esperando o desfecho em casa, mas foram as ruas da cidade e lutaram por melhorias nas condições de trabalho.
“Sabemos que algumas pessoas que não participaram de todo o processo poderá  criticar o reajuste pequeno e irrisório, mas só quem estava realmente na luta no cotidiano das manifestações e negociações saberá reconhecer e valorizar a conquista, pois mais uma vez a democracia prevaleceu e a maioria dos trabalhadores aprovou o que consideram correto, por isso muito obrigado pela confiança que vocês depositaram nesta direção, e a luta continua!”, finalizou Papa.
Direção Estadual do Sindacs-BA

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial