segunda-feira, 25 de março de 2013

AASS CHAMA-SE AÇÃO

A LUTA PELA CAMPANHA SALARIAL 2013 JÁ COMECOU.



Na tarde desta segunda-feira  os coordenadores da AASS (Associação dos Agentes de Saúde de Salvador) Antunes Souza e Paulo Cerqueira estiveram em reunião respectivamente com a nossa atual vice-prefeita profª Célia Sacramento, o atual gestor da pasta da saúde Jose Antonio Rodrigues, a coordenadora do PMCD drª Isabel Guimarães e prepostos da gestão para tratar única e exclusivamente de questões que abrangem tanto a categoria de agente de endemias como nossos colegas agentes comunitários.

Na ocasião podemos cobrar do secretário avanços salariais significativos para a categoria. Não é surpresa para ninguém, o secretário colocou como empecilho para este avanço o esvaziamento dos cofres do município para suprir as falhas e rombos deixados como herança maldita pela gestão passada. O mesmo colocou um rombo de 120 milhões ainda para ser "tapado”, pontuando que para isso não teve alternativa se não dispensar vários trabalhadores da secretaria, no regime de reda e redinha, sem citar os chamados indicados na tentativa de enxugar a folha.

Não deixamos de pontuar a defasagem salarial que se encontra a nossa categoria que já se arrasta desde 2008 com graves prejuízos para estes trabalhadores. O secretário mais uma vez, pontuando a atual capacidade financeira do município, colocou as tais sumulas 15 e 16 que versa sobre os vencimentos do servidor público. Conscientes e preparados para o debate rebatemos pontuando que esta ocorrendo um grande equívoco nas informações passada,pois o salário do agente é composto por verbas remuneratórias  (salário+vantagens) e indenizatórias (transporte e alimentação),expondo que caso o agente,(até para informação dos nossos leitores) seja por motivo de força maior,obrigado a afastar-se do serviço sua percepção será unicamente R$580,00 sendo o município obrigado a complementar para que se chegue ao mínimo.Isso remete o servidor a uma situação vexatória.

Portanto, o debate não pode ser traçado em cima do que sai, mas em cima do que fica, e fomos firmes na afirmação. A isso, ouvimos do secretário a possibilidade de avanços maiores para 2014 onde segundo o mesmo as contas já estarão equilibradas. Ora, entendemos que a negligência de anos anteriores nos capacita a exigir uma solução imediata que restaure a efetividade financeira dos agentes de saúde que se encontra em grave situação de endividamento e em total desarmonia financeira com os demais servidores do município, já que somos trabalhadores de 40horas e, portanto esta deve ser a contrapartida.






Nossa atual vice prefeita Célia Sacramento, se mostrou engajada na solução deste problema dos agentes, abraçando de forma desprendida a questão. Em que pese o antagonismo de interesses (trabalhador x patrão), precisamos de alguém com força do outro lado, com a empatia necessária que venha pesar, em caso de embate, de forma positiva para a categoria.

Ainda que seja entendimento desta associação não ser este o momento desta discussão, pois precisamos resolver a questão salarial que assola toda a categoria, cobramos também a solução para nossos colegas, que ocupam o posto de supervisor sem o devido acréscimo no salário. Segundo o secretário José Rodrigues, o tema será debatido no momento certo. O ponto também contou com a fala da profª Célia que defendeu o incremento salarial.

Aproveitamos o ensejo e solicitamos de forma documental a liberação dos agentes no dia 04/04 após as 12hrs para que os mesmo contribuam com a assembléia nesta data, movimento capitaneado pela AASS E O MFT (Movimento Frente da Transparência), ressaltando que qualquer decisão sobre aceitação de proposta de reajuste salarial CABE A CATEGORIA  sendo decidido em assembléia.

Não cometeremos a falha, enquanto associação representativa de, equivocadamente pensar que sabermos o que é "avanço" para a categoria. QUALQUER PROPOSTA SERÁ LEVADA PARA A BASE  E ESTA DECIDIRÁ.

Outros pontos controversos foram citados, mas estes por seu grau de polêmica será levado e exposto na nossa assembléia do dia 04/04. A sua opinião é importante. Vá e leve seu colega, não deixe que outros decidam por você. A assembléia será um espaço democrático onde, como já colocamos outras vezes, o maior protagonista é a categoria e fim de papo.

A nossa caminha só esta começando. A nossa busca só terminará quando alçarmos aquilo que nos é devido enquanto trabalhadores de 40horas. Não será por falta de uma luta ética e aguerrida que não chegaremos lá.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial